top of page

Palco Cemig

No PALCO CEMIG, a estrela é Rosinha de Valença

Dia 18 de setembro

Quarta-feira – Praça dos Pioneiros

 

20h00 – Tributo a Arthur Maia

Com Cláudio Infante (bateria), Wellington Siqueira (trompete), Ângelo Torres (saxofone), Marcos Tavares (piano), Michel Barcellos (contrabaixo) 

21h30 – Tributo a Nico Assumpção

Com Nelson Faria (guitarra), Linconl Cheib (bateria) e Adriano Campagnani (contrabaixo)

Em um tributo a um dos mais brilhantes baixistas, Nico Assumpção, Nelson Faria e Lincoln Cheib convidam o baixista Adriano Campagnani para um concerto baseado no álbum "Três", último registro de Nico, juntamente com Nelson e Lincoln, gravado em 2001.

O tributo não apenas celebra a vida e carreira do icônico baixista, mas também oferece uma oportunidade para os fãs e novas gerações de músicos se conectarem com sua obra. É uma ocasião em que a música transcende o tempo, unindo artistas e ouvintes em uma jornada emocionante através das notas e ritmos que ecoam a essência de Nico Assumpção.

Esse show vai contagiar o público que for à Praça dos Pioneiros para, juntos com os músicos, celebrar a vida e a carreira de Nico Assumpção, um dos mais célebres contrabaixistas do mundo.
 

Dia 19 de setembro

Quinta-feira – Praça dos Pioneiros

 

20h00 – Nelson Ayres & Ricardo Herz

Com Nelson Ayres (piano) e Ricardo Herz (violino)

 

Se o Valadares Jazz Festival é o espetáculo da música, Ricardo Herz e Nelson Ayres estão no lugar certo, porque o show que esses dois célebres músicos farão no Palco CEMIG, na Praça dos Pioneiros, em Governador Valadares, é um verdadeiro espetáculo, que celebra a criatividade e a maestria musical.

Baseado no primeiro disco resultado dessa parceria, lançado em 2017, esta apresentação levará o público a uma viagem profunda pelos sons e sensações que só a música autêntica pode proporcionar. Com Nelson Ayres no piano, um mestre na arte de criar harmonias ricas e emotivas, e Ricardo Herz no violino, cuja técnica e paixão pelo instrumento são incomparáveis, este duo se une em uma sintonia perfeita.

Nelson Ayres é uma das personalidades mais importantes da música instrumental brasileira contemporânea. Durante dez anos foi maestro da Orquestra Jazz Sinfônica, e regeu inúmeras orquestra no Brasil e no Exterior, incluindo a prestigiosa Orquestra Filarmônica de Israel.

Ricardo Herz reinventou o violino brasileiro. Sua técnica leva ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno. Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz.

21h30 – Nas notas de Luiz Eça

Com Igor Eça (contrabaixo), Jurim Moreira (bateria), Carlos Malta (saxofones e flauta) e Marcos Nimrichter (piano). Convidado especial: Zé Renato (Voz e violão)

 

Um show que vai te emocionar. Uma justa e merecida homenagem a um dos gigantes da música brasileira, o compositor, arranjador e pianista Luiz Eça. E para essa homenagem, o Valadares Jazz Festival convidou músicos virtuosos, craques que podem atuar no time de Luizinho Eça.

Igor Eça, filho de Luizinho, no contrabaixo; Carlos Malta nos saxofones e flautas; Jurim Moreira na bateria e Marcos Nimrichter no piano. E um convidado pra lá de especial, Zé Renato, violão e voz.

Mas, afinal, quem é Luizinho Eça?

Luiz Mainzi da Cunha Eça (3/4/1936 — 25/5/1992). Esse é nome de completo de um dos mais completos músicos brasileiros, Luiz Eça, ou Luizinho Eça, professor, músico, compositor, arranjador e pianista, integrante do Tamba Trio, junto com Bebeto Castilho e Hélcio Milito, um gigante da bossa nova.

O cara era um arranjador maravilhoso e muitos músicos o procuravam em busca de novas ideias musicais e de arranjos que transformassem suas composições em verdadeiras joias. A casa de Luizinho Eça, no Leblon, vivia cheia de músicos, todos ali perto do piano, aprendendo com o mestre.

Dori Caymmi, Edu Lobo, Ivan Lins, Gonzaguinha, Milton Nascimento, Wanda Sá, Joyce Moreno, Toninho Horta, eram alguns dos expoentes da MPB que frequentavam a casa de Luiz Eça.

Vai ser emocionante! Pode chorar, se quiser. Não vamos controlar sua emoção.
 

Dia 20 de setembro

Sexta-feira – Praça dos Pioneiros

 

20h00 – Alexandre Gismonti e Evan Megaro

Com Alexandre Gismonti (violão) e Evan Megaro (piano)

Filho do multi-instrumentista Egberto Gismonti, o violonista e compositor Alexandre Gismonti acompanha o pai em turnês nacionais e internacionais desde 1997. Em 2009, gravou seu primeiro disco em duo com Egberto (“Saudações”) pela conceituada gravadora alemã ECM. Em 2010, lançou seu primeiro álbum solo (“Baião de Domingo”), o qual lhe rendeu a inédita indicação para o Prêmio da Música Brasileira na categoria “revelação”.

Alexandre integrou o projeto estadunidense “International Guitar Night” (IGN) de 2010 a 2011, o qual levou-o a tournées pelo Reino Unido, Canadá e Estados Unidos conjuntamente aos violonistas – de renome internacional – Brian Gore, Pino Forastiere e Clive Carroll. Fruto do projeto, registrou o disco “International Guitar Night V”, lançado em 2010 pela gravadora Warner Canadá.

Para o show no Valadares Jazz Festival, Alexandre Gismonti convidou o pianista estadunidense Evan Megaro, que vai tocar no piano de cauda que estará no PALCO CEMIG.

Evan Megaro Evan é Bacharel em Artes (Jazz Studies) pela New Jersey City University, EUA (2004), Mestre em Música (Práticas Interpretativas) pela UFRJ (2013) e Doutorado em Música (Performance Musical 2020). Estudou composição em intercâmbio na Kingston University (Inglaterra) em 2001. Recebeu Bolsa de Mestrado da CAPES (2012 a 2013) e recebeu a Bolsa de Doutorado da CAPES (2017 a 2020).

Tem resultados de pesquisa sobre os temas choro, Octavio Maul e piano. Tem se apresentado como pianista e compositor na área de Performance Musical, tanto erudito como popular. Participou nos Festivais de Jazz em Belo Horizonte: "I Love Jazz" (2018, 2019); "Savassi Festival" (2018, 2019); "I Love Wine" (2019), e se apresentou com frequência em vários palcos.

Um show emocionante, com dois virtuoses do violão e do piano, para fazer valer o slogan do Valadares Jazz Festival: "O espetáculo da música".

 

21h30 – Uma noite com Zé Renato

Com Zé Renato (voz e violão)

"Em uma carreira de mais de quarenta anos, Zé Renato mostrou-se um artista diversificado quando o assunto é música brasileira. Artista solo consagrado, junto ao Boca Livre, grupo que integrou e onde compôs muitos de seus sucessos, construiu uma trajetória sem paralelos na música vocal brasileira, coroada recentemente com o prêmio de melhor álbum de pop latino no Grammy 2023 para o disco "Pasieros", gravado junto ao artista panamenho Rubén Blades.

O universo da canção sempre o fascinou, seja como artífice de melodias que se eternizaram, como “Toada” e “Anima”, ou intérprete marcante para clássicos da MPB de autores como Chico Buarque, Zé Keti, Noel Rosa, entre outros. Tendo como base este vasto repertório, o show “Uma noite com Zé Renato” é um papo direto entre o artista e seu público, relembrando sucessos e as canções que forjaram seu estilo inconfundível".

E então? Para assistir a esse show, basta ir à Praça dos Pioneiros, escolher a sua cadeira e o melhor lugar. Te esperamos!

Valadares Jazz Festival, 25 anos no coração do povo mineiro.
 

Dia 21 de setembro

Sábado – Praça dos Pioneiros  

 

19h00 – Nara Pinheiro Quinteto

Com Nara Pinheiro (flautas), Marcio Guelber (violão), Camila Rocha (contrabaixo), Lucas de Moro (piano) e Paulo Froes (bateria)

Musicista e compositora brasileira, mineira, atua como flautista e cantora apresentando seu trabalho autoral desde 2015 em festivais, teatros e casas de shows. Representa uma nova geração de mulheres musicistas que vem desenvolvendo uma sonoridade própria, fortalecendo o protagonismo feminino em projetos artísticos e culturais. Em 2023 venceu o concurso internacional da Groover, com mais de 2 mil artistas inscritos de todo o mundo. Em 2022 venceu o  21º Prêmio BDMG Instrumental com suas composições e arranjos e foi finalista do Prêmio da Música de Minas Gerais, marcando sua versatilidade como instrumentista e cantautora.

O primeiro álbum da artista, "Tempo de Vendaval" reúne composições próprias e de músicos de Minas Gerais. Nara apresenta em seus shows uma sonoridade estilisticamente variada que flerta do rock alternativo à nova MPB, do indie contemporâneo ao jazz. Com seu grupo, tem circulado por importantes palcos e festivais de música instrumental e jazz contemporâneo.

Nara é mestranda em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, formada em música pela Universidade Federal de Juiz de Fora e professora de flauta transversa no Conservatório Estadual de Música em Minas Gerais.

O quinteto da Nara Pinheiro é formado por Márcio Guelber (violão), Camila Rocha (contrabaixo), Paulo Froes (bateria), Lucas de Moro (piano). E Nara Pinheiro (flautas).

 

20h20 – Delia Fischer Trio

Com Delia Fischer (piano e voz), Matias Correa (contrabaixo e voz), João Di Sabbato (bateria, percussão e vocal)

Ela vem a Governador Valadares para elevar ainda mais o nível do Valadares Jazz Festival. Ela é Delia Fischer, pianista, cantora, compositora e produtora musical. Com suas duas recentes indicações ao Grammy Latino de Melhor Álbum da MPB em 2019 e 2021 por seus álbuns Tempo Mínimo (também selecionado pela revista norte-americana Downbeat, que lhe deu 5 estrelas e o elegeu um dos melhores álbuns de 2019), e H.O.J.E, de 2021, (em que regravou compositores ícones da MPB como Ivan Lins, Taiguara, Guilherme Arantes, além de Beatles e Björk, e contou com a colaboração de Ney Matogrosso), a compositora, cantora, pianista e diretora musical, nascida no Rio de Janeiro, ocupa uma posição muito particular na música popular brasileira.

Sua carreira está em alta e em um momento muito especial. Ela lançou mundialmente, no finalzinho de agosto, o single Marktplace, cantando junto com o superstar Mario Biondi. O single faz parte do álbum "Beyond Bossa", que recebeu uma bela crítica do jornalista especialista em jazz, Allen Morrison, no website Allaboutjazz. "Este é um álbum muito emocionante. As canções poéticas de Delia são sobre os caprichos do tempo, a persistência da memória e as emoções e experiências avassaladoras que acompanham o ser humano", escreveu Allen.

As informações sobre Delia Fischer são extensas, assim como é extensa a lista de premiações. O melhor é ouvi-la, com o seu trio, na Praça dos Pioneiros. Delia vai tocar no nosso piano Yamaha, de cauda, no Palco CEMIG, acompanhado pelo contrabaixista Matias Correa e pelo baterista João Di Sabatto.

21h40 – Vera Figueiredo Trio

Com Marcos Romera (piano), Vera Figueiredo (bateria) e Carlos Ribeiro (contrabaixo)

Publicações nacionais e internacionais destacam a força da música de Vera Figueiredo: “Vera Figueiredo – que levou o som das florestas tropicais brasileiras para os clubes de concerto do mundo – fez uma apresentação com abordagem e frases que deixaram a todos boquiabertos”, escreveu T. Bruce Wittet para a revista Modern Drummer americana, sobre o Montreal Drum Fest (Canadá), no qual a baterista se apresentou.

A revista inglesa Rhythm também fez menção à força de sua música, declarando, em ocasião de uma turnê da baterista pelo Reino Unido, que Vera Figueiredo era a Queen of Samba, a Rainha do Samba. Viva November foi uma turnê que Vera fez ao lado do baterista australiano Virgil Donati, que começou em Belfast, na Irlanda do Norte, passando pela Escócia, País de Gales e várias cidades da Inglaterra, finalizando em Londres.

Dedicada a divulgar a música brasileira, tanto no Brasil quanto em terras estrangeiras, Vera Figueiredo já passou pelo México, Chile, Itália, Espanha, Portugal, Canadá, Alemanha, Argentina, Luxemburgo e Estados Unidos, ministrando workshops, aulas, apresentando shows e performances.

Só faltava tocar em Governador Valadares, no Valadares Jazz Festival. E ela vem aí. Dia 21 de setembro, fechando o festival com uma chave de ouro crivada de diamantes, acompanhada por Marcos Romera (piano) e Carlos Ribeiro (contrabaixo). Vera Figueiredo, seja bem-vinda!
 

Delia.jpg
456681130_8524873774213239_4587409490315591138_n (1).jpg
Claudio.jpg
bottom of page